Buscar
  • mario

Plenária de Voluntários 2019


Nos dias 02, 03 e 04 de Dezembro de 2018 realizamos as plenárias com os trabalhadores da seara onde foram tratados os seguintes assuntos:


1. Entrevistas com os mentores individuais - durante o processo das 58 entrevistas realizadas, em novembro, ficou visível nas falas dos entrevistados a grande dificuldade de compreender a máxima "Amai-vos e Instruí-vos" ditados pelo Espirito da Verdade à Kardec e assim iniciamos as reuniões abordando esta assunto para nivelamento de conhecimento.


a) Amai-vos - muitos de nós, ainda levados pelas carências afetivas ou modelos de educação não sabemos distinguir o Amor hedonista ( busca pelo prazer), do Amor Razão ( uso da lógica nas relações ) e o Amor Incondicional ( amor doação ) e assim vivemos sentimentos que as vezes não está tão claros para nós e confundimos submissão ao outro, possessividade, ciumes, ascendência moral, desrespeito, desarmonia, desentendimentos, desunião, violência (psicológicas, verbais e físicas) como sendo parte normal de um relacionamento conjugal e este "desamor" nos impede de alcançar a plenitude de uma relação afetiva e se não chegamos a esta plenitude como podemos nos doar ao próximo dentro dos trabalhos espirituais, se o amor ainda não nos atingiu por completo?? Então quando a espiritualidade fala da falta de amor nos trabalhadores ele não está dizendo que somos frios ou maquinas mas está querendo dizer que ainda não atingimos a plenitude deste sentimento que deveria permear todas atitudes de todos aqueles que seguem o Cristo Jesus.


b) Instruí-vos - ao longo da nossa existência passamos por várias etapas de aprendizados para que pudéssemos desenvolver nossa intelectualidade e libertar-nos da ignorância que nos aprisiona ao materialismo da Terra. Por culpa dos próprios modelos educacionais existentes em nossa pátria, pela acomodação cultural do nosso pais, não somos chegados a leitura e consequentemente usamos muito pouco do nosso poder de analise e de síntese. Assim temos a dificuldade de ler, entender e resumir um texto do evangelho, da apostila ou de um livro mas sabemos que não podemos representar uma doutrina que exige uso da razão sem termos o minimo de conhecimento daquilo que estamos seguindo e pregando. Ainda ouvimos não só na nossa seara mas no meio do movimento espirita muitos adeptos falando bobagens, pregando inverdades, passando conceitos errados por falta de estudo.


2. Diretrizes para 2019


Antes de tomarmos algumas decisões que se faziam necessárias estivemos reunidos na Chácara Merlin e depois na própria seara analisando e buscando o consenso de alguns pontos que precisavam de mudanças e ou ajustes para melhoria no atendimento da seara e são eles:


a) revitalização das escalas de trabalho alocando trabalhadores antigos e novos para troca de experiências e dando a cada um a responsabilidade pela execução dos trabalhos que lhe foram confiados sem a participação de coordenações ou lideranças.

b) escalonamento de trabalhadores na assistência social na função de "atendimento" sem autonomia para solucionar complexidades que serão tratadas na diretoria da seara.

c) redução da equipe de visitas no período da manhã mediante ao acordo feito com 80% das famílias cadastradas para procurarem o Bom Caminho quando sentirem-se necessitadas. O grupo reduzido visitará os 20% que desejam visita em seus lares.

d) criação da equipe de visitas no período da tarde para atender ainda parte dos 20% citados no item anterior e que trabalham no período da manha.

e) criação da função de controlador de visitas para definir, registrar e acompanhar os problemas e soluções das famílias visitadas.

f) implementado uma pessoa a mais na escala da cozinha aos sábados para atender a demanda do 1o sábado e 3o sábado ( que tem todos os grupos de atividades da casa ) e 4o sábado que passa a ser o dia de comemoração dos aniversariantes do mes, tanto para as crianças como para os jovens.

g) implementado na escala da organização as funções de "porteiro" para controlar a entrada e saída das crianças e a função do "inspetor de sala" que atuará dentro das salas de aula nas questões de organização, disciplina e ordem.

h) criado o grupo de trabalho voltado ao Corujinha, Brinquedoteca, Gestantes, Educação Infantil e Educação Juvenil onde os trabalhadores destas equipes estarão se reunindo e definindo quem faz o que e o rodizio de funções para dinamizar os grupos e tornar os projetos mais atraentes.

i) Mantido o Atendimento Jurídico com um colaborador externo.

j) Mantido a terapia aos sábados com equipe quase que na totalidade de psicólogos.

k) Na área dos cursos, remanejamos todos os cursos para 2a. e 3a.feira pois o numero de ausências nos domingos eram muito grande e também já estávamos com dificuldades de manter uma equipe de expositores dedicados a este dia. Nas 2as.feiras teremos: 2o, 3o, 4o e 5o ano e nas 3as.feiras o 1o ano com classe limitada de 30 alunos.

l) Os alunos que repetiram no Curso Teórico da Mediunidade voltarão a fazer este curso não se preocupando se ele é denominado 2o ou 3o ano. Aqueles que fizeram o curso de Aprendizes do Evangelho e depois Mediunidade estarão indo para o curso de Reforma Intima; aqueles que não fizeram o curso de Aprendizes do Evangelho e passaram no cursos de Mediunidade irão para o curso de Aprendizes do Evangelho.

m) ainda por consenso os cursos continuarão com um expositor único, com acompanhamento em apostilas, com cadernos de lições de casa, pesquisas de internet, livros indicados para leitura, avaliação de conhecimento e numero máximo de faltas. Os alunos que passarão com restrição terão em suas provas perguntas relativas ao curso anterior uma vez que foi pedido a todos que relessem o material do ano de restrição.

n) Com a mudança dos cursos para os dias uteis e por decisão da mentora espiritual da seara o Atendimento Fraterno que era realizado nos domingos as 18h00 passa a ser realizado nos domingos as 10h00. Assim evita-se o despreparo dos trabalhadores e dos pacientes para os tratamentos nesta data.

o) os trabalhos doutrinários, devido o aumento da equipes, poderá ser realizado em duas turmas de forma quinzenal ou nas 3as. e 6as.feiras, eliminando-se o trabalho no 2o sábado do mes. O grupo deverá consensar ate o dia 18/12.

o) estamos pedindo a todos os trabalhadores que zelem pela organização da seara que ainda é o nosso maior problema: se tirou algo do lugar, devolva onde estava; se vai deixar algo para alguém, grampeie um papel dizendo "de quem para quem". Não levar nenhum material da casa para suas residencias ( tudo é para ficar aqui e quando precisar levar deve-se pedir autorização ).


3. Escalas de trabalho - as propostas foram apresentadas e aprovadas por todos que assistiram as apresentações. Os arquivos encontram-se aqui no site e nos quadros de aviso da seara para consultas. Qualquer eventualidade falar com o Alexandre via e-mail. As escalas terão a duração de dois anos.


4. Eleição da diretoria - muitos trabalhadores deram o nome para compor a diretoria mas observamos e indicamos aqueles que realmente poderíamos contar com a disponibilidade de tempo para plantões, organizações, reuniões, acompanhamentos de equipes, etc. Assim foi aprovado por aclamação a seguinte equipe: Mario (Presidente), Iaskara (Vice-Presidente), Ricardo de Paula ( Tesoureiro), Alexandre Pedro (Secretario ) e conselheiros - Alex Cipriano, Carlos Sabino, Daiane Conceição, Ana Magueta. Aproveitamos para agradecer aos diretores anteriores que contribuíram com a administração da melhor forma possível.


Grato a todos.



27 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Diretrizes de Trabalho - Casa Bom Caminho

Bom dia meus amigos, Neste último domingo fizemos uma reunião, emergencial, em nossa seara com todos os diretores e líderes de grupos de trabalho, para buscarmos alternativas para lidar com o momento

Seja Bem Vindo

 

Rua Severiano Leite da Silva nº 433, Jardim São Jorge - SP

atendimento@bomcaminho.com.br

(011) 3788-2529

 

© 2017 por Bom Caminho - Grupo de Assistência Social.