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4ª Aula de Reforço do Livro dos Espíritos

Muitas das perguntas que coloquei no exercício não constam dos princípios escritos por Kardec, mas fazem parte do comportamento humano e estudado pela psicologia, mas é fundamental que todos tenham um olhar de atenção as perguntas e as pesquisas sobre elas associando a visão psicológica a doutrina pois nossa seara é um hospital que atende as viciações do sexo e assim todos nós devemos ter domínio da linguagem popular e das variedades de como o assunto é tratado.

Da lei de reprodução

686. É Lei da Natureza a reprodução dos seres vivos? R: “Evidentemente. Sem a reprodução, o mundo corporal pereceria.”

687. Indo sempre a população na progressão crescente que vemos, chegará tempo em que seja excessiva na Terra? R: “Não, Deus a isso provê e mantém sempre o equilíbrio. Ele coisa alguma inútil faz. O homem, que apenas vê um canto do quadro da Natureza, não pode julgar da harmonia do conjunto.”

Sucessão e aperfeiçoamento das raças

688. Há, neste momento, raças humanas que evidentemente decrescem. Virá momento em que terão desaparecido da Terra? R: “Assim acontecerá, de fato. É que outras lhes terão tomado o lugar, como outras um dia tomarão o da vossa.”

689. Os homens atuais formam uma criação nova, ou são descendentes aperfeiçoados dos seres primitivos? R: “São os mesmos Espíritos que voltaram, para se aperfeiçoar em novos corpos, mas que ainda estão longe da perfeição. Assim, a atual raça humana, que, pelo seu crescimento, tende a invadir toda a Terra e a substituir as raças que se extinguem, terá sua fase de decrescimento e de desaparição. Substitui-la-ão outras raças mais aperfeiçoadas, que descenderão da atual, como os homens civilizados de hoje descendem dos seres brutos e selvagens dos tempos primitivos.”

690. Do ponto de vista físico, são de criação especial os corpos da raça atual, ou procedem dos corpos primitivos, mediante reprodução? R: “A origem das raças se perde na noite dos tempos. Como todas pertencem, porém, à grande família humana, qualquer que tenha sido o tronco de cada uma, elas puderam aliar-se entre si e produzir tipos novos.”

691. Qual, do ponto de vista físico, o caráter distintivo e dominante das raças primitivas? R: “Desenvolvimento da força bruta, à custa da força intelectual. Agora, dá-se o contrário: o homem faz mais pela inteligência do que pela força do corpo. Todavia, faz cem vezes mais, porque soube tirar proveito das forças da Natureza, o que não conseguem os animais.”

692. Será contrário à Lei da Natureza o aperfeiçoamento das raças animais e vegetais pela Ciência? Seria mais conforme a essa lei deixar que as coisas seguissem seu curso normal? R: “Tudo se deve fazer para chegar à perfeição e o próprio homem é um instrumento de que Deus se serve para atingir seus fins. Sendo a perfeição a meta para que tende a Natureza, favorecer essa perfeição é corresponder às vistas de Deus.” a) Geralmente, os esforços que o homem emprega para conseguir a melhoria das raças nascem de um sentimento pessoal e não objetivam senão o acréscimo de seus gozos. Isto não lhe diminui o mérito? “Que importa seja nulo o seu merecimento, desde que o progresso se realize? Cabe-lhe tornar meritório, pela intenção, o seu trabalho. Ademais, mediante esse trabalho, ele exercita e desenvolve a inteligência e sob este aspecto é que maior proveito tira.”

Obstáculos à reprodução

693. São contrários à Lei da Natureza as leis e os costumes humanos que têm por fim ou por efeito criar obstáculos à reprodução? R: “Tudo o que embaraça a Natureza em sua marcha é contrário à lei geral.” a) Entretanto, há espécies de seres vivos, animais e plantas, cuja reprodução indefinida seria nociva a outras espécies e das quais o próprio homem acabaria por ser vítima. Prática ele ato repreensível, impedindo essa reprodução? “Deus concedeu ao homem, sobre todos os seres vivos, um poder de que ele deve usar, sem abusar. Pode, pois, regular a reprodução, de acordo com as necessidades. Não deve opor-se lhe sem necessidade. A ação inteligente do homem é um contrapeso que Deus dispôs para restabelecer o equilíbrio entre as forças da Natureza e é ainda isso o que o distingue dos animais, porque ele obra com conhecimento de causa. Os mesmos animais, porém, também concorrem para a existência desse equilíbrio, porquanto o instinto de destruição que lhes foi dado faz com que, provendo à própria conservação, obstem ao desenvolvimento excessivo, quiçá perigoso, das espécies animais e vegetais de que se alimentam.”

694. Que se deve pensar dos usos, cujo efeito consiste em obstar à reprodução, para satisfação da sensualidade? R: “Isso prova a predominância do corpo sobre a alma e quanto o homem é material.”

Casamento e celibato

695. Será contrário à Lei da Natureza o casamento, isto é, a união permanente de dois seres? R: “É um progresso na marcha da Humanidade.”

696. Que efeito teria sobre a sociedade humana a abolição do casamento? R: “Seria uma regressão à vida dos animais.” O estado de natureza é o da união livre e fortuita dos sexos. O casamento constitui um dos primeiros atos de progresso nas sociedades humanas, porque estabelece a solidariedade fraterna e se observa entre todos os povos, se bem que em condições diversas. A abolição do casamento seria, pois, regredir à infância da Humanidade e colocaria o homem abaixo mesmo de certos animais que lhe dão o exemplo de uniões constantes.

697. Está na Lei da Natureza, ou somente na lei humana, a indissolubilidade absoluta do casamento? R: “É uma lei humana muito contrária à da Natureza, mas os homens podem modificar suas leis; só as da Natureza são imutáveis.”

698. O celibato voluntário representa um estado de perfeição meritório aos olhos de Deus? R: “Não, e os que assim vivem, por egoísmo, desagradam a Deus e enganam o mundo.”

699. Da parte de certas pessoas, o celibato não será um sacrifício que fazem com o fim de se votarem, de modo mais completo, ao serviço da Humanidade? R: “Isso é muito diferente. Eu disse: por egoísmo. Todo sacrifício pessoal é meritório, quando feito para o bem. Quanto maior o sacrifício, tanto maior o mérito.” Não é possível que Deus se contradiga, nem que ache mau o que Ele próprio fez. Nenhum mérito, portanto, pode haver na violação da sua lei. Se o celibato, em si mesmo, não é um estado meritório, outro tanto não se dá quando constitui, pela renúncia, às alegrias da família, um sacrifício praticado em prol da Humanidade. Todo sacrifício pessoal, tendo em vista o bem e sem qualquer ideia egoísta, eleva o homem acima da sua condição material.

Poligamia

700. A igualdade numérica, que mais ou menos existe entre os sexos, constitui indício da proporção em que devam unir-se? R: “Sim, porquanto tudo, na Natureza, tem um fim.”

701. Qual das duas, a poligamia ou a monogamia, é mais conforme a Lei da Natureza? R: “A poligamia é lei humana cuja abolição marca um progresso social. O casamento, segundo as vistas de Deus, tem que se fundar na afeição dos seres que se unem. Na poligamia não há afeição real: há apenas sensualidade.” Se a poligamia fosse conforme a Lei da Natureza, deverá ter possibilidade de tornar-se universal, o que seria materialmente impossível, dada a igualdade numérica dos sexos. Deve ser considerada como um uso ou legislação especial apropriada a certos costumes e que o aperfeiçoamento social fez que desaparecesse pouco a pouco.

Considerações do Tio Mário: o sexo ainda é um tabu muito grande para a maioria das famílias, que o praticam, mas não o compreendem; que o praticam, mas se envergonham; que praticam, mas se consideram em pecado; que praticam, mas tem a vergonha de conversar com seus filhos acerca de suas possibilidades e adversidades. Aqui deixo várias perguntas para serem pesquisadas pois elas fazem parte das dúvidas de muitos dos nossos frequentadores.

  1. Explique o que é sexo ( morfologicamente, biologicamente, psicologicamente e espiritualmente )?

  2. Por que o sexo foi ao longo do tempo considerado um tabu?

  3. Qual a visão da doutrina espírita sobre as mulheres contra a reprodução impossibilitando a gravidez?

  4. Qual a visão da doutrina espírita sobre os métodos contraceptivos?

  5. Qual a visão da doutrina espírita sobre o aborto natural e provocado em adultos e na pré-adolescência?

  6. Por que a doutrina espírita tem em seus princípios a negação do aborto e em qual condição ela é favorável?

  7. Quem vai para o vale dos abortados?

  8. Segundo a doutrina espírita qual a responsabilidade do homem diante do aborto de suas parceiras?

  9. Por que algumas mulheres não conseguem engravidar mesmo em condições laboratoriais?

  10. Como a doutrina espírita explica a homossexualidade?

  11. Qual a visão da doutrina espírita a respeito da mudança de sexo ou as mutilações sexuais?

  12. Qual a visão da doutrina sobre os desvios do sexo (assédio sexual, voyerismo, exibicionismo, pedofilia, prostituição, sado masoquismo, travesti, drags, bissexualidade, necrofilia, zoofilia, etc.)

  13. O que leva o ser humano a traição sexual?

  14. Qual deveria ser o tratamento para pessoas com transtornos sexuais?

  15. Como a doutrina espírita vê a lei de execução dos homossexuais em alguns países?

  16. Qual a visão da doutrina espírita sobre as modalidades da prática sexual ( oral, anal, vaginal ).

  17. Qual a visão da doutrina espírita sobre a masturbação?

  18. Por que ainda o homem vê a mulher como objeto sexual e como isso deve ser evitado?

  19. Qual a visão da doutrina espírita no uso de objetos sexuais?

  20. Porque alguns segmentos religiosos não aceitam o nascimento do Cristo pela lei da reprodução.

Pedimos que estas perguntas sejam pesquisadas e respondidas pelos seguintes trabalhadores: Renan, Cesar, Veronica, Sergio, Rosi, Fabiana, Edilson e Tom

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